A formalização da empresa é tão importante quanto a idealização dela, mas, infelizmente, vejo muitos empresários negligenciando isso. Não importa se você tem uma pequena, média ou grande empresa, mantê-la em conformidade com as leis é fundamental para que ela prospere e se torne um negócio realmente sustentável.
Com o Know How que já adquiri após alguns anos atuando nessa área e contribuindo para a formalização de empresas, já tratei vários casos e pude perceber quais são os principais erros e acertos desses negócios.
Por isso, nesse post eu quero te ajudar em quesitos importantes para que você dê passos assertivos rumo à formalização da sua empresa.
O que você precisa saber para fazer a formalização da empresa
O primeiro ponto é ter clareza sobre os ramos de atividades que sua empresa vai desenvolver. Apesar de parecer algo óbvio, esse é um dos erros mais comuns, logo, é de extrema importância que você pense bem na hora escolher quais os CNAEs (Código Nacional de Atividade Econômica) que corresponderão a sua atuação.
Após pensar sobre isso, o segundo passo é definir sobre as pessoas envolvidas, ou seja, os sócios que formarão o quadro societário desta empresa. Essa informação é bastante importante quando se trata de formalização da empresa, principalmente quando se fala em capital social, que é o próximo ponto que você precisa ter atenção.
O capital social nada mais é do que a entrega inicial que os sócios disponibilizarão para a empresa começar a dar seus primeiros passos. É a partir desse valor que eles irão financiar a sua operação até conquistar seu primeiro faturamento. Essa entrega pode ser de diversas formas, tais como: dinheiro ou bens.
O quarto ponto que defino bastante relevante para a formalização da empresa é a escolha bem definida da razão social. Este é o nome que será consolidado no mercado e fará parte da construção da sua marca.
Por fim, o quinto passo é contar com um contador experiente, que possa tirar todas as suas dúvidas e te encaminhar em todo o processo, para que você tenha suporte e garantias de que a sua empresa está realmente em dia com a lei.
É realmente necessário fazer o processo de formalização da empresa?
Agora que você já sabe o que precisa para iniciar o processo de formalização da empresa, você pode estar se perguntando se é realmente fundamental formalizar. E SIM, é realmente importante que você tome essa decisão.
Embora a formalização da empresa com o governo não seja obrigatória para realização de transações comerciais, essa é uma escolha que considero muito inteligente por parte do empreendedor. Os motivos são vários:
- Mais segurança nas transações
- Conformidade com a lei
- Acesso a linhas de crédito
- Mais credibilidade com os clientes
- Fechamento de parcerias
- E muito mais!
Se você se atentar a todos esses pontos, te garanto que você começará bem posicionado no mundo dos negócios.
Nos colocamos à disposição para te ajudar na abertura, alteração e encerramento de sua empresa.
Conte com a JASFE!